Quando o assunto é armazenamento de dados, todo cuidado e atenção é necessário. Ainda mais, caso você não tenha um backup dos dados, caso haver problemas no disco rígido, possivelmente os dados serão perdidos com chance miníma de recuperação. Sabendo disso, observe se algum(ns) desses problemas estão acontecendo com seu computador:

1 – Você está trabalhando (ou usando seu PC) e, assim do nada, ele desliga abruptamente!

Esse sinal às vezes engana e pode ser uma das hipóteses abaixo:

a) Superaquecimento: devido ao acúmulo de sujeira, é normal o dissipador de calor, uma peça de alumínio (ou cobre – ou mista) que fica entre o processador e o cooler (ventoinha que esfria o dissipador), ser impedido de captar o calor do processador. Na placa-mãe tem um chip que é responsável por controlar a temperatura do processador e dos chipsets (ponte sul e ponte norte) e quando essa temperatura ultrapassa o valor definido pelo fabricante, o computador desliga para proteger os componentes. Ainda sobre o superaquecimento, pode ser que o cooler esteja danificado ou até mesmo queimado.

No SETUP do CMOS (chip de configuração do BIOS) é possível (alguns modelos podem não ter esse tipo de controle graficamente (pode ser automático)) monitorar as condições do funcionamento.

Se as condições estiverem dentro dos padrões, tem boas chances de que seu HD está com problemas.

Para ter certeza experimente apalpar o HD e verifique a temperatura dele. Se não consegue ficar com a mão sobre ele por uns 20 segundos ou menos, ele está superaquecendo… Pode providenciar outro!

b) Barulhos: coloque seu ouvido próximo ao disco e observe o barulho que ele emite durante o funcionamento – se ouvir estalos ou pequenas batidas ele também pode estar com problemas.

2 – Quando você liga seu PC ele demora mais que o normal (geralmente entre 25 / 45 segundos) para ficar pronto para uso e dá umas travadas durante o uso – ele pode estar te avisando que está com problemas.

Mas você pode verificar se a causa não tem outra origem. Pressione as teclas Windows + R e digite taskmgr e clique na guia desempenho.

Se o uso do CPU (processador) estiver acima de 60% a causa pode estar aí. Se o uso da memória estiver acima de 80%, pode ser necessário comprar novos blocos de memória.

3 – Se quando você liga seu PC ele emite a seguinte mensagem:

Aí, sim, você deve trocar o mais rápido possível pois essa checagem, feita automaticamente pela maioria dos discos, indica que a vida útil de seu disco está se findando ou veio com esse problema de fábrica.

Mas ATENÇÃO: Essa mensagem pode não aparecer se o alerta estiver desativado no SETUP, para isto, entre no SETUP e veja… Ela deve estar com status de ENABLE (Habilitada), como mostra a imagem abaixo.






Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/2018/03/sinais-que-indicam-que-voce-deve-trocar-o-hd-do-seu-computador/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *